Varizes versus musculação

Varizes versus musculação

A suposição de que os esforços físicos podem causar ou piorar as varizes, é um mito que perseguiu a musculação por muito tempo. Felizmente a verdade veio à tona e paulatinamente este preconceito está sendo eliminado da mente das pessoas.

Varizes são veias que se tornaram incompetentes devido à perda de elasticidade de suas paredes. Com isso elas não conseguem cumprir a função de reconduzir o sangue venoso para o coração.

A carga genética parece ser o fator mais importante no surgimento de varizes e os maiores desencadeadores do problema estão no comportamento das pessoas: ficar muito tempo parado, excesso de peso corporal, tabagismo, uso de hormônios anticoncepcionais, entre outros.

No lugar de serem causadores de varizes, como muita gente imaginava, os exercícios vigorosos que envolvam os membros inferiores são importantes na prevenção do problema e no tratamento dos seus sintomas. A musculação, além de oferecer vários exercícios para as pernas, pode proporcionar a hipertrofia (aumento da massa muscular) da musculatura da panturrilha que funciona como um segundo coração. A cada contração da panturrilha, ela bombeia o sangue que tende a ficar empossado nas veias dos membros inferiores. Quanto mais forte e hipertrofiada for a panturrilha, mais eficiente ela será na função de bombeamento do sangue venoso. O ideal para quem tem varizes é exercitar os membros inferiores todos os dias.

Compartilhar notícia: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Comentários